Loading... Pesquisar
CUB - Custo Unitário Básico da Construção Civil

CUB (Custo Unitário Básico) é um indicador monetário que determina o custo básico por metro quadrado para a construção civil. Seu objetivo básico é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos do setor.

Foi criado em 1965, e desde 2000, incorporou diversas categorias: Comercial Salas e Lojas, Comercial Andares Livres, Galpão Industrial e Casa Popular de 01 Quarto. Isto é, pra cada tipo de imóvel, existe um valor de CUB.

Mensalmente, os órgãos competentes de cada região (na grande Florianópolis é o SINDUSCON-FPOLIS) realizam uma pesquisa de preços dos insumos constantes na chamada “cesta-básica”.  Na região de Florianópolis são aproximadamente 200 empresas informantes cadastradas para materiais. Já o custo da mão-de-obra é pesquisado junto aos sindicatos dos profissionais.

O tratamento estatístico e enfim, o processamento do CUB é feito por um programa desenvolvido com base na NBR 12.721 e que adota critérios estatísticos racionais – trimédia para tratamento das amostras de materiais e média ponderada expurgada com desvios-padrão variáveis para mão-de-obra.

Dentre os vários tipos de CUBs existentes, os mais utilizados em contratos são o CUB MÉDIO RESIDENCIAL e o CUB MÉDIO COMERCIAL, calculados com base na média de valores entre os padrões de construção (alto, normal e baixo para obras residenciais, e normal e alto para comerciais).

O CUB é utilizado não somente para mensurar o custo de uma obra, serve também como parâmetro para cálculo do valor de prestação de serviços dos profissionais de arquitetura e engenharia.

Para saber o valor do CUB da sua região, é só acessar: www.cub.org.br.

  1. liselongoblog posted this